Apesar de início invicto, Figueirense tem longo caminho no Catarinense 2018; entenda - Esporte - O Sol Diário
 

Estadual06/02/2018 | 08h07Atualizada em 06/02/2018 | 08h07

Apesar de início invicto, Figueirense tem longo caminho no Catarinense 2018; entenda

Das últimas 10 edições, quatro equipes chegaram à final quando líderes após as cinco primeiras partidas. Apenas um foi campeão estadual

Apesar de início invicto, Figueirense tem longo caminho no Catarinense 2018; entenda Leo Munhoz/Diário Catarinense
Foto: Leo Munhoz / Diário Catarinense
João Lucas Cardoso
João Lucas Cardoso

joao.lucas@somosnsc.com.br

Começo que credencia a lutar por vaga na final, mas ainda há muito campeonato pela frente para alcançar um lugar na decisão em jogo único, a grande novidade do Campeonato Catarinense 2018. Único invicto, o Figueirense assumiu a liderança isoladamente e segue o caminho de outras quatro equipes nas 10 edições anteriores do Estadual, no topo da classificação após cinco jogos e que estiveram na disputa da taça. Um sinal de esperança aos alvinegros é que nos últimos dois anos, a equipe da dianteira esteve em ação na última partida da competição.

No ano passado, também com 13 pontos em cinco partidas (quatro vitórias e um empate), o Avaí faria a final contra a Chapecoense. A própria Chape com a mesma campanha em 2016 conquistou vaga na decisão daquele ano. Em ambas as edições os finalistas eram os vencedores de turno e returno — no Catarinense 2018 vão à decisão os times de melhor campanha após 18 rodadas, turno mais returno.

Líder do Estadual de 2013 após os cinco primeiros jogos (quatro vitórias e uma derrota), a Chapecoense também estaria na decisão estadual daquela temporada. Também nas 10 edições passadas, o Joinville foi um dos finalistas quando iniciou a competição na liderança. Conseguiu os mesmos 12 pontos nos cinco compromissos iniciais em 2010.

Porém, enquanto a arrancada aponta para possibilidades de garantir vaga na final, nem sempre a equipe que começou com a liderança terminou com o troféu do Campeonato Catarinense. Apenas a Chapecoense de 2016 conseguiu o título quando largou na dianteira da competição.

Chape ainda tem melhor arrancada

A melhor campanha após cinco jogos das últimas dez edições do Campeonato Catarinense é da Chapecoense em 2012. O time do Oeste do Estado tinha 100% de aproveitamento na ocasião: cinco vitórias e 15 pontos na conta — os finalistas naquele ano, porém, foram Avaí e Figueira. Como o Figueirense até agora, em três edições havia equipe com 13 pontos na dianteira do torneio: o Leão em 2017 e 2008 e a Chapecoense de 2016. Aplicados os critérios de desempate deste ano, as campanhas azurras são melhores, a de 2008 e de 2017, pela ordem, bem como a da Chape em 2016.

Veja a tabela completa do Estadual
Leia mais notícias sobre o
Catarinense 2018

O Sol Diário
Busca