Figueirense e Avaí brigam rodada a rodada para ver quem fica na frente na Série B - Esporte - O Sol Diário
 
 

 
 

Montanha-russa26/07/2018 | 08h05Atualizada em 26/07/2018 | 08h05

Figueirense e Avaí brigam rodada a rodada para ver quem fica na frente na Série B

Lateral viaja com o elenco do Alvinegro para o confronto de sexta-feira, em Belém

Figueirense e Avaí brigam rodada a rodada para ver quem fica na frente na Série B Arte DC / Arte DC/Arte DC
Veja no gráfico a oscilação dos times de Florianópolis ao longo da Série B de 2018 Foto: Arte DC / Arte DC / Arte DC

Um sobe, o outro desce. Como em uma montanha-russa, Figueirense e Avaí se alternam na luta pela melhor colocação na Série B do Brasileiro. Apesar da disputa particular entre eles, os rivais da Capital almejam a mesma conquista: o acesso à elite. Para isso, basta que ambos terminem a competição nas posições que estão no momento, dentro do G-4.

O Figueirense é o atual terceiro colocado, com 28 pontos, enquanto o Leão tem um ponto a menos e aparece uma posição abaixo. O Alvinegro venceu o Vila Nova por 2 a 1 no Orlando Scarpelli. O Avaí ficou no 1 a 1 diante do líder Fortaleza, fora de casa. Por isso, o time de Milton Cruz volta a ficar à frente dos azurras na classificação depois de 11 rodadas.

– A gente tem que manter a postura que temos aqui em casa. Fechar o turno no G-4 e levar o Figueirense de volta ao lugar que não deveria ter saído. Esse é o nosso maior objetivo – disse o técnico Milton Cruz.

O Alvinegro permaneceu à frente do Avaí da primeira até a quinta rodada, quando perdeu o clássico, por 1 a 0, no Scarpelli. Na rodada seguinte, o Figueirense foi ultrapassado pelo rival. No geral, a equipe de Milton Cruz jamais esteve abaixo do nono lugar, liderou só uma vez (a segunda) e ficou outras sete no G-4.

Leão em ascensão na competição

Depois de começar mal e trocar de técnico (saiu Claudinei Oliveira e assumiu Geninho), o Avaí cresceu na Série B. Ficou somente as quatro primeiras rodadas fora do top 10, sendo que a pior colocação na atual disputa foi a 18ª, isso logo após a estreia em que perdeu para o Vila Nova fora de casa. O Leão acumula 10 rodadas no G-4, sendo que a primeira foi a sétima, após fazer 3 a 1 em cima do Paysandu.

– Não falamos em título, mas em acesso. Sabemos das nossas limitações e desde as primeiras rodadas estamos entre os quatro ou próximos do G-4, estamos tentando nos credenciar. Temos o jogo contra o CSA, que é o vice-líder. Estou contente pelo que a equipe tem feito, mas ainda tem muito esforço para brigar pelo acesso – disse o técnico Geninho. Amanhã, o Leão pega o CSA e depois fecha o turno contra a Ponte Preta.

Apesar de frequentar mais vezes o G-4 ao longo da Série B, o Avaí já dividiu com o rival Figueirense um lugar na zona de acesso em quatro rodadas. A primeira vez ocorreu entre a 10ª e 12ª rodadas e, por fim, agora depois de terem invertido as colocações. Para se manterem entre os candidatos as vagas na elite de 2019 na virada do turno, será preciso evitar os tropeços contra equipes que também buscam um lugar de destaque.

Confira a tabela da Série B do Brasileiro 2018
Leia mais sobre o
Figueirense
Saiba tudo sobre o
Avaí

 
O Sol Diário
Busca