Jasc começam com objetivo de revelar mais talentos do esporte - Esporte - O Sol Diário
 

Jogos Abertos07/09/2018 | 07h15Atualizada em 07/09/2018 | 07h15

Jasc começam com objetivo de revelar mais talentos do esporte

Evento ocorre até o próximo dia 16 na cidade de Caçador, no Meio Oeste de SC

Jasc começam com objetivo de revelar mais talentos do esporte Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação
DC Esportes
DC Esportes

A espera terminou. Começa hoje a 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Até o dia 16, Caçador será a capital esportiva do Estado. O evento vai reunir 4,5 mil atletas nas 25 modalidades, além de agregar 121 municípios. É no meio de todas essas pessoas que estão os futuros campeões do Estado no esporte nacional.

Inúmeros atletas foram revelados pelos Jasc a cada temporada. Entre os mais recentes destaca-se o carateca Douglas Brose, integrante da seleção brasileira e que tentará uma vaga para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

– Esse trabalho de revalação começa nas escolas. Por meio do trabalho elaborado com as crianças é que se começa a lapidar um atleta. A partir daí, elas são encaminhadas ao esporte e, naturalmente, vão participando de competições até chegar aos Jasc, quando é proporcionado um destaque maior, o ápice. É no trabalho de base que temos que focar – indica Natália Petry, presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). 

As disputas já tiveram início no último fim de semana. Sem contar com estrutura adequada em Caçador, as provas de natação foram realizadas em Florianópolis. No masculino, a equipe da Capital foi campeã, seguida por Itajaí e Tubarão. Entre as mulheres, Joinville subiu ao degrau mais alto do pódio, com São José e Tubarão em segundo e terceiro, respectivamente. O remo também teve competições em Floripa. O time anfitrião ficou com o título com os homens. Itajaí terminou como vice, seguido de Blumenau.

A cerimônia de abertura está marcada para a noite deste feriado pelo Dia da Independência, no Parque das Araucárias, com show da banda Jota Quest.

– É o evento mais aguardado na classe esportiva de Santa Catarina. Fico feliz pelo recorde de cidades participantes nesta edição. Teremos 25 modalidades e iremos distribuir 48 troféus. O grande objetivo é a competição em si, mas também agregar valor ao município, fomentar o turismo e deixar um legado esportivo à região – disse Petry.

Feriado começa com disputas

Antes mesmo da abertura oficial dos Jasc, o feriado será de provas em Caçador. Estão previstas, logo no primeiro dia, competições de atletismo, basquete feminino, bocha rafa masculino, ciclismo masculino e feminino, futsal masculino, handebol feminino, judô masculino e feminino, tiro, vôlei masculino, vôlei de praia masculino e feminino e xadrez masculino e feminino. 

Em Caçador, a inclusão do jiu-jistu como modalidade é a novidade. O esporte, que não contará pontos para o quadro que define a cidade campeã, terá 52 municípios participantes no masculino. 

Atual campeã, quando levou o título no ano passado em Lages, Itajaí é a terceira cidade com maior número de atletas nos Jogos de 2018. Blumenau lidera a lista com mais competidores, enquanto Joinville aparece na segunda colocação. Florianópolis, Chapecó, Balneário Camboriú, São José e Caçador completam o top 8 das delegações mais numerosas na cidade-sede.

Atletas de ouro

Veja algunas atletas que brilharam nos Jasc nos últimos anos

Djenyfer Arnald
Nadadora de Florianópolis revelada nos Jasc, atualmente compete por São Paulo no triatlon. 

Amandinha
Atleta do Leoas da Serra, de Lages, foi eleita por três anos melhor jogadora de futsal do mundo.

Douglas Brose
Carateca defendeu Floripa no ano passado, é bicampeão mundial e pertence à seleção brasileira.

Gabriel Ceretta
Atleta de handebol revelado em Caçador, atua pelo Anaitasuna (Espanha) e defende a seleção brasileira.

Darlan Romani
Campeão Sul-americano do arremesso de peso, o atleta é de Concórdia e faz parte do time olímpico do Brasil.

Jéssica Maier
De Timbó, ela é considerada a melhor ginasta do Brasil na atualidade.

Leia mais:
Confira outras notícias sobre os
Jasc

O Sol Diário
Busca