Placas têm erros em nomes entre a Praia Brava e a Praia dos Amores - O Sol Diário
 
 

Ortografia27/09/2012 | 21h11

Placas têm erros em nomes entre a Praia Brava e a Praia dos Amores

Região no limite de Itajaí e Balneário Camboriú apresenta problemas nas sinalizações

Placas têm erros em nomes entre a Praia Brava e a Praia dos Amores Rafaela Martins/Agencia RBS
Na Praia Brava, em Itajaí, placa indica a cidade vizinha com nome trocado Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS
Aparentemente, Balneário Camboriú, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector não têm nada em comum, certo? Depende. Na região da Praia dos Amores e da Praia Brava, entre Itajaí e Balneário Camboriú, todos eles recebem uma variação inexistente na Língua Portuguesa de seus nomes originais.

Assim, Linspector, Drumond e o mais incrível de todos, Camburiú, ganham espaço nas placas de trânsito e nas que indicam os nomes das ruas. Tão curioso quanto a escrita errada nas placas é o espanto das pessoas ao constatar os erros.

Quando questionadas pela reportagem de O Sol Diário se já tinham percebido a grafia incorreta, moradores das proximidades - alguns que passam por ali todos os dias - reagem com uma indignação bem-humorada e admitem que não tinham observado a falha antes.

- Moro aqui perto, sempre ando por aqui e realmente nunca tinha visto essa placa assim. É uma coisa ridícula, ainda mais para uma região turística como é a nossa - destaca Manoela Nolasco, aos risos.

Entre passos apressados, com música no fone de ouvido para animar a caminhada, Daniela Velasco parou um minuto e, provavelmente pela primeira vez, olhou com atenção para o espaço que deveria informar corretamente o nome de Balneário Camboriú.

- Realmente está errado, só agora que estou vendo. Mas acontece, né? - diz.

Para algumas pessoas, quando depois de muito tempo um detalhe visível da rua é finalmente visto por quem mora no bairro, o deboche e a graça são inevitáveis.

- Olha, não sabia que estava escrito errado não. Fica feio para a cidade. Devia colocar em um programa de televisão, que aí eles vinham resolver - brinca Mário Entrelato.

No limite

A região com problemas nas placas fica no limite exato entre Itajaí e Balneário Camboriú, e por isso os trechos acabam divididos entre as duas cidades. A placa escrita Balneário "Camburiú" está em área sob responsabilidade de Itajaí, onde a Codetran efetua a instalação e fiscaliza questões envolvendo o trânsito.

Segundo informações do órgão municipal, porém, placas turísticas foram colocadas por uma empresa terceirizada, na época da Volvo Ocean Race. Mesmo assim, a Codetran informou que vai providenciar uma nova placa, agora escrita corretamente.

Já as placas com nomes de ruas são de Balneário Camboriú. Conforme a secretaria de Planejamento, esse serviço é feito pela Codasa Construções Ltda, que venceu licitação no começo deste ano. O secretário André Ritzmann afirma que vai solicitar à empresa a troca das placas nas ruas com grafia Carlos "Drumond" de Andrade e Clarice "Linspector".

A Codasa diz que está ciente do problema e que as placas com erros foram colocadas pela empresa que fazia a gestão até 2011.

- Seguindo o contrato que assinamos, todas as placas de Balneário Camboriú estão sendo trocadas, incluindo a região da Praia dos Amores - explica a representante da empresa, Juliana Canoss.

O SOL DIÁRIO

O Sol Diário
Busca