Parque da Atalaia, em Itajaí, é opção para quem quer fugir do agito do litoral - O Sol Diário
 
 

Roteiro alternativo11/01/2013 | 06h01

Parque da Atalaia, em Itajaí, é opção para quem quer fugir do agito do litoral

Amantes da natureza podem contemplar mais de 100 espécies de animais e 200 de plantas

Parque da Atalaia, em Itajaí, é opção para quem quer fugir do agito do litoral Rafaela Martins/Agencia RBS
Mirante Água é a atração mais procurada do parque, com visão panorâmica da região Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS

Curtir o canto dos pássaros e conviver com vários animais passeando ao seu lado está mais perto de você do que se imagina. O Parque Natural Municipal da Atalaia, no bairro Fazenda, em Itajaí, é uma boa opção para quem quer fugir, pelo menos um dia, do agito dos balneários da região. Com dois mirantes e bastante espaço para contemplação, o parque é um exemplo de que a convivência homem e natureza pode ser boa para os dois.

São cerca de 19 hectares de área preservada com pelo menos 200 espécies de árvores diferentes e mais 100 de animais e aves. A trilha começa na entrada do parque, com 600 metros de subida. Depois, ela se divide em duas, onde o destino final de cada é um mirante.

À esquerda, são mais 600 metros até a chegada ao mirante Água. O espaço construído no local suporta, no máximo, 15 pessoas, mas ao subir dá para se contemplar, de um lado, a Praia da Atalaia e o molhe que divide o mar do canal onde os navios entram para o Rio Itajaí-Açu com destino aos portos. Do outro, uma bela visão das cidades de Itajaí e parte de Navegantes. Ainda dá para dar uma conferida em como está o movimento na Rodovia Osvaldo Reis.

Se você virar à direita, são 550 metros até o mirante Ar. É de lá que os praticantes de parapente saltam para colorir os céus da região. A vista é toda para a Praia da Atalaia, onde pode se enxergar os surfistas disputando as ondas do local.

Durante a semana, os visitantes que acham que não conseguem encarar as subidas e descidas da trilha podem ir com o carro até cada um dos locais. Aos fins de semana, quando o movimento é maior, entra em ação o Brucutu, um caminhão que virou uma espécie de ônibus e leva os visitantes até os mirantes.

Para quem se aventurar e tiver pique para subir e fazer as trilhas a pé, o passeio pode proporcionar boas surpresas. Você pode se deparar com uma paca cruzando a trilha em busca de alimento. Ou então ver os coloridos lagartos se escondendo dos visitantes. Aves como tucano, sanhaçu, saracura, aracuã e gaturamo são bem fáceis de ser encontrados. Nas trilhas, há diversas placas que mostram as espécies, tanto da flora quanto da fauna, que podem ser vistas no parque.

Ponto de observação dos pescadores

Antigamente, o local servia como ponto de observação para os antigos pescadores. Eles ficavam em cada um dos pontos onde estão hoje os mirantes e, com bandeiras coloridas, sinalizavam aos amigos que estavam no mar onde estava o cardume de tainha.

O Parque Natural Municipal da Atalaia foi criado em 25 de janeiro de 2007, mas desde janeiro de 2011 está sob responsabilidade da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) da Associação de Moradores do Bairro Fazenda em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai).

- Temos parceria com algumas empresas da região que podem abater este valor doado do Imposto de Renda -, explicou o coordenador do parque, Alex Rocha.

Hoje, a média de visitação mensal fica entre 3 a 4 mil pessoas, chegando a 5 mil nos meses de janeiro e fevereiro, quando os veranistas engordam a estatística. Foi o caso da família do militar Denis da Silveira Chaves, 28 anos. Mesmo com o dia de sol, ele levou a mulher e os filhos para conhecer o parque.

- Achamos a coisa mais linda do mundo. Adoramos o local - resumiu o turista que veio de Santa Maria (RS).

- Aproveitamos a manhã no parque e ainda dá tempo para pegar uma praia de tarde - emendou.

Serviço
Parque Natural Municipal da Atalaia
Horários de funcionamento: De segunda à segunda, das 8 às 18 horas (durante o horário de verão, das 9 às 20 horas)
Entrada: gratuita
Site: www.parquedaatalaia.com.br
Telefone: 3346-1721
E-mail: contato@parquedaatalaia.com.br

Dicas do Sol
- Só siga a trilha a pé se tiver certeza que vai aguentar. O trecho não é longo, mas as subidas cansam.
- Em dias de chuva, não se recomenda entrar com o carro. Converse com os funcionários na entrada sobre as condições da trilha.
- Se for em grupo, agende uma visita pelo telefone 3346-1721.
- Se preferir, pode levar sua água, mas nos dois mirantes há bebedouros disponíveis aos visitantes.
- Não esqueça da câmera fotográfica.

Como chegar
- Para quem está em Itajaí, basta pegar a Rodovia Osvaldo Reis. Logo depois do Posto Ipiranga, há um acesso à esquerda. É fácil de identificar, há uma placa indicando a direção do parque.
- Siga pela rua Abel Adriano da Silva e siga em frente até chegar na rua Lila Heusi, onde fica a entrada do parque.
- Para quem vem de Balneário Camboriú, o acesso também é pela Oswaldo Reis. Fica mais fácil entrar na própria rua do parque. A entrada fica à direita, logo depois da concessionária da Chevrolet e do Posto Esso.

O SOL DIÁRIO

O Sol Diário
Busca