Professora que fundou primeiro jardim de infância de Itajaí faz 90 anos - O Sol Diário
 
 

História02/01/2014 | 19h51

Professora que fundou primeiro jardim de infância de Itajaí faz 90 anos

Isolde Blaese Drews, conhecida como Tante Lolli, nasceu em Blumenau e hoje vive na Alemanha

Professora que fundou primeiro jardim de infância de Itajaí faz 90 anos Arquivo pessoal/Arquivo pessoal
Tante Lolli fundou o Jardim de Infância Lauro Mueller em 1956, em Itajaí Foto: Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Dagoberto Blaese Jr.

Texto do leitor

"A propósito do aniversário de 90 anos de minha tia ocorrido em 29 de dezembro na cidade de Wuppertal, Alemanha, onde reside atualmente, acho oportuno a notícia do importante fato .

Isolde Blaese Drews, conhecida como Tante Lolli por todos os seus ex-alunos comemorou seus bem vividos 90 anos. Tante Lolli foi a fundadora do primeiro Jardim de infância de Itajaí, em 1956, o Jardim de Infância Lauro Mueller que teve centenas de crianças como alunos da idade pré-escolar.

A carreira profissional dela iniciou com 15 anos de idade, onde a convite de seu padrinho de Batismo seguiu para a Alemanha para estudar pois, desde aquela época, se interessava em se especializar em educação Infantil.

Poucas semanas após chegar à Alemanha, em 1938, teve inicio a 2ª Guerra Mundial e Isolde ficou por 10 anos, até 1948, naquele país retornando ao Brasil no navio Santarém com mais de 897 brasileiros e refugiados da Guerra.

Trabalhou por alguns anos no Jardim de Infância da Igreja Evangélica em Petrópolis (RJ) tendo como alunos as crianças da Família Imperial. Em 1956 abriu o Jardim de Infância Lauro Mueller, em Itajaí .

Em 1970 decidiu morar em Wuppertal na Alemanha, visto que seu esposo queria passar seus últimos anos de vida naquele país . Em Wuppertal, cidade situada a 30 quilômetros de Dusseldorf trabalhou por mais de 30 anos no Jardim de Infância da Cidade.

Os ex-alunos tem por ela profundo reconhecimento uma vez que foram extremamente marcantes os anos na convivência dela. Nascida em Blumenau, goza de perfeita saúde e lembra-se muito bem dos seus 90 bem vividos anos, em grande parte dedicados à educação infantil".

O SOL DIÁRIO

O Sol Diário
Busca