Confira todas as informações sobre as Eleições 2014 no Litoral Norte - O Sol Diário
 
 

Democracia04/10/2014 | 00h49

Confira todas as informações sobre as Eleições 2014 no Litoral Norte

Quase 400 mil pessoas vão às urnas na região neste domingo

Confira todas as informações sobre as Eleições 2014 no Litoral Norte Jonas Ramos/Agencia RBS
Eleição ocorre das 8h às 17h neste domingo Foto: Jonas Ramos / Agencia RBS

O domingo será marcado pela escolha de novos líderes para o país e Estado. O pleito ocorre das 8h às 17h, mas a movimentação começa já no sábado, depois do meio-dia, com o transporte das urnas eletrônicas para os locais de votação. No Litoral Norte, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, quase 400 mil pessoas estão aptas a votar. Ao todo, 1.127 urnas estarão distribuídas em 162 locais de votação espalhados por nove cidades da região.

Itajaí registrou neste ano aumento de 2,8% no número de eleitores. No município, o campus da Univali, no Centro, é o principal ponto de votação, com 9.875 pessoas. O segundo maior local é a Escola de Ensino Médio Professor Henrique da Silva Fontes, no bairro São João, onde 6.466 pessoas votam.

Em Balneário Camboriú, onde o número de eleitores cresceu 1,8% em relação ao último pleito, o maior colégio eleitoral também fica no campus da Univali, no bairro dos Municípios, com 13.412 eleitores. Em seguida, aparece a Escola de Educação Básica Presidente João Goulart, no Centro, que deve receber 9.849 votantes.

Neste ano, a eleição abrange a escolha de cinco cargos. Com isso, a recomendação da Justiça Eleitoral é levar uma cola — papel com os números dos candidatos anotados na sequência em que aparecem na urna eletrônica. Há um modelo para você preencher e recortar na página XX. E se você ainda não sabe os números do seus candidatos, confira uma lista completa no site www.osoldiario.com.br.

Trânsito e segurança

Haverá mudanças no trânsito em Balneário Camboriú durante o domingo. Parte da Rua 2.850, onde ficam as 103ª e 56ª zonas eleitorais do município e ocorrerá a apuração, será bloqueada das 15h até o fim da apuração dos votos. O estacionamento nessa via também será proibido durante todo o dia. Em Itajaí, não há mudanças previstas no trânsito.

A segurança no dia de votação em Itajaí seguirá os mesmos moldes de eleições anteriores. Com efetivo ampliado, a Polícia Militar vai atuar por todo o município, com reforço em locais estratégicos, como os maiores colégios eleitorais e o Fórum da cidade, onde será feita a apuração dos votos. Em Balneário Camboriú, o efetivo será dobrado, com reforço nos principais pontos de votação e nas zonas que recebem a apuração dos votos.

As polícias Civil e Federal também entram em ação, ajudando os fiscais da Justiça Eleitoral para garantir que o pleito ocorra de forma tranquila, segura e organizada. Em relação à onda de ataques criminosos que atinge todo o Estado, o comando da PM afirma que não haverá operação com foco específico nos atentados, mas sim um cuidado redobrado como ocorre em toda eleição.

TELEFONES ÚTEIS

Para denunciar crimes eleitorais:

Balneário Camboriú e Camboriú

Cartórios da 103ª e 56ª zonas eleitorais: 3366-0871 / 3398-4605 / 3367-4526

Itajaí e Navegantes

Cartórios da 16ª e 97ª zonas eleitorais: 3349-2941 / 3346-3531

Para dúvidas e fazer consultas individuais:

Disque-eleitor do TRE-SC - 0800-648-3310

MUDANÇAS NAS SEÇÕES

Confira onde houve alteração*:

- Camboriú: os eleitores que votam na seção 168, na Escola José Arantes, foram realocadas para votar na Escola Básica Municipal Professor Artur Sichmann, na Rua Mathias Faquetti, s/nº, também no Centro

- Navegantes: quem vota no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Clarinda Maria Gaya, antiga Anabem, vai votar na sede provisória da unidade (que passa por obras), na Avenida Santos Dumont, 312, ao lado da Igreja do Evangelho Quadrangular, no Centro.

*Levantamento inclui apenas seções das zonas eleitorais de Itajaí e Balneário Camboriú, que inclui respectivamente parte de Camboriú e Navegantes.

OS ELEITORES NO LITORAL NORTE

Balneário Camboriú - 87.133

Balneário Piçarras - 13.622

Bombinhas - 11.075

Camboriú - 39.145

Itajaí - 136.330

Itapema - 33.341

Navegantes - 41.931

Penha - 18.778

Porto Belo - 11.559

Total: 392.914

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC)

Algema e voto

Uma seção eleitoral especial será montada a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Itapema para que 48 presos em regime provisório possam votar domingo. Na única prisão do Estado a ter local para votação, os detentos irão escolher os candidatos algemados em função do esquema de segurança. Também poderão votar no local funcionários da unidade.

O diretor da UPA de Itapema, Marco Antonio Elias Caldeira, explica que a seção funcionará normalmente no domingo. Um mesário do Fórum vai estar presente para ajudar na votação. Também será possível justificar o voto no local.

— A seção vai funcionar na sala reservada para os advogados. Os presos serão conduzidos até o local e votarão algemados e com marca-passo — afirma.

Conforme o diretor, o uso das algemas é apoiado por súmula do Supremo Tribunal Federal, que estabelece regras para isso.

Inicialmente, seriam 61 presos votantes na unidade, mas alguns foram liberados. Quem recebeu liberdade, no entanto, poderá comparecer normalmente à UPA para registrar o voto domingo, já que continuará cadastrado na seção do local.

Para decidir o voto, os 48 presos de Itapema puderam acompanhar os programas de governo dos candidatos através do horário eleitoral na televisão.

Confira mais informações sobre as eleições 2014:

— Não sabe o número do seu candidato? Confira a lista do TRE-SC

www.tre-sc.gov.br/site/fileadmin/arquivos/eleicoes/eleicoes2014/lista—de—candidatos—eleicoes—2014—final.pdf

— Saiba qual é o seu local de votação

www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

— Veja como justificar seu voto

www.tre-sc.gov.br/site/eleitores/justificativa/index.html

— O que é o voto em trânsito?

www.tre-sc.gov.br/site/eleicoes/eleicoes-2014/voto-em-transito-informacoes/index.html

O SOL DIÁRIO

O Sol Diário
Busca