Tribunal Eleitoral de SC distribui 15 mil urnas eletrônicas na tarde deste sábado - O Sol Diário
 
 

 
 

Eleições 201404/10/2014 | 16h59

Tribunal Eleitoral de SC distribui 15 mil urnas eletrônicas na tarde deste sábado

Quase 4,8 milhões de eleitores devem votar em Santa Catarina neste domingo, afirma TRE-SC

Tribunal Eleitoral de SC distribui 15 mil urnas eletrônicas na tarde deste sábado Nelson Jr/Asics/TSE
Foto: Nelson Jr/Asics / TSE
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) distribui, entre 14h e 19h deste sábado, quase 15 mil urnas eletrônicas nos locais de votação do Estado. Em SC, 4,8 milhões de eleitores votarão para deputado estadual, federal, senador, governador e presidente neste domingo. A distribuição em todo o território catarinense é supervisionada por servidores da Justiça Eleitoral.

As urnas já foram distribuídas nas Zonas Eleitorais entre julho e agosto. O processo tem participação da empresa de transporte Reunidas, contratada por intermédio de um processo licitatório. Além da distribuição e recolhimento das urnas, a empresa também deve recolher as mídias com os votos registrados.

:: Urnas são levadas para locais de votação no Norte de SC
:: Confira no DC todas as notícias sobre Eleições 2014

Das 14.899 urnas que estão sendo distribuídas neste sábado, cerca de 14,6 mil são para as sessões eleitorais, 296 para justificativa de voto e 11 para voto em trânsito. De acordo com o TRE-SC, são 1.771 locais de votação em área urbana e 2.199 locais de votação em área rural, totalizando 3.970 locais nos 295 municípios de Santa Catarina.

Caso ocorram problemas técnicos no domingo, o TRE-SC reservou aproximadamente outras 2,7 mil urnas de contingência. João Sebastião de Andrade, da Seção de Voto Informatizado, explica que foram montadas centrais de suporte nos municípios onde ficam as Zonas Eleitorais.

:: Em SC, disputa ao Senado segue com empate técnico
:: Ibope: Colombo se reelegeria como governador no primeiro turno

Além dos servidores e funcionários terceirizados do TRE-SC, mais de 64 mil pessoas – entre mesários e delegados de prédio – foram mobilizadas para trabalhar nesta eleição.

Em locais de difícil acesso, distribuição é feita até de barco

As urnas estão sendo distribuídas em todos os locais de votação do território catarinense neste sábado. Segundo o TRE-SC, a Reunidas e as Zonas Eleitorais realizaram com antecedência o mapeamento das rotas onde serão necessários veículos especiais. 

Conheça a trajetória dos principais candidatos à presidência:
:: Dilma Rousseff: uma gestora perfeccionista
:: Aécio Neves: um administrador exigente
:: Marina Silva: uma liderança visionária


Entre os locais de votação com maior grau de dificuldade de acesso, existem Zonas Eleitorais onde deverá ser realizado o transporte por barco – como em São Francisco do Sul, Laguna e Florianópolis, na Costa da Lagoa. Os procedimentos de logística de transporte das urnas são monitorados pelo TRE-SC, em parceria com as polícias Militar e Civil, que agirão sob demanda.

Neste domingo, após o encerramento das votações, as urnas serão recolhidas e enviadas para os cartórios eleitorais. Depois de finalizados os procedimentos dos mesários, todo o material será repassado aos Delegados de Prédio, que farão a entrega dos envelopes com as mídias que registram os votos aos responsáveis pelo recolhimento, com motos.

Os demais materiais, como urnas, pastas e cabinas, também serão recolhidos pela Reunidas.

DIÁRIO CATARINENSE

 
O Sol Diário
Busca