Cinco motivos para visitar a Marejada 2014 em Itajaí - O Sol Diário
 
 

Atrações05/11/2014 | 09h39

Cinco motivos para visitar a Marejada 2014 em Itajaí

Festa chega a 28ª edição apostando na gastronomia e em novo formato

Cinco motivos para visitar a Marejada 2014 em Itajaí Marcos Porto/Agencia RBS
Estrutura para festa está sendo finalizada no Centreventos Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

A Marejada 2014 será oficialmente aberta às 20h desta quarta-feira, em solenidade no Centreventos Itajaí, com a presença de autoridades municipais, estaduais e internacionais, incluindo políticos e executivos ligados ao Le Salon e ao setor náutico da França. A festa chega à 28ª edição com a missão de "navegar" sozinha pela primeira vez depois que foi remodelada em 2013, quando entrou em cena a Aventura Pelos Mares do Mundo, impulsionada e fortalecida pela Regata Jacques Vabre.

Leia mais:
:::
 Veja a programação completa de shows na Marejada
::: Jornal de Santa Catarina e O Sol Diário publicam guia da festa
::: Portões abrem às 18h durante a semana e às 11h no sábado e domingo
::: Com gastronomia típica, cervejas artesanais e muita música, Marejada aposta na identidade regional
::: Marejada 2014 tem entrada gratuita todos os dias da festa

Sem o apelo natural que uma prova internacional agrega, a organização da Marejada aposta agora no que dificilmente desagrada quem quer que seja: comer e beber bem. Embalados por boa música regional e ainda com uma vertente náutica trazida pelo Le Salon, a gastronomia variada e os chopes artesanais formam o carro-chefe do evento, que continua até segunda-feira.

Durante os dias da semana a Marejada abre às 18h, e no fim de semana, às 11h. Além de todo o serviço do evento, publicado no material especial do Guia da Marejada, o Sol Diário lista a seguir cinco razões para você não perder essa festa que, mais enxuta e mais focada, busca reforçar os laços com o itajaiense valorizando aquilo que a cidade tem de melhor.

1 - Sardinha na brasa: ela está de volta!

Foto: Marcos Porto

Depois de um ano longe, é hora de matar a saudade. De fora da Marejada em 2013, a tradicionalíssima sardinha na brasa está de volta ao cardápio da festa em Itajaí. Líder na preferência e nas vendas ao longo da história do evento — só em 2012 foram vendidos mais de 1,2 mil quilos do pescado — o simples e saboroso prato promete retomar o reinado nesta edição. Com receita tipicamente portuguesa, servida fresca e com um dos preços mais acessíveis entre as opções gastronômicas da Marejada, a sardinha também aquece o mercado pesqueiro em Itajaí, que têm nela o principal produto. Motivos, portanto, não faltam para apreciar essa delícia do mar nos pavilhões do Centreventos.

2 - Música para todas as tribos

Foto: Karoline Gonçalves

Dezenas de artistas e bandas catarinenses passam pelos palcos da Marejada nos seis dias de festa. E além de focar na identificação regional, a diversidade ganha espaço no evento. Da MPB ao samba, do pop ao rock, do jazz ao pagode e ao sertanejo, variados estilos musicais estão presentes na edição deste ano — incluindo o tradicional fado, ícone da Marejada personificado por Célia Pedro. Além da fadista, Expresso Rural, Dazaranha, Desafio, Giana Cervi e Bárbara Damásio são alguns dos destaques que buscam agradar todas as tribos e colocar a Vila da Regata pra balnçar até o fim das noites.

3 - Variedade de chopes: novidades catarinenses e artesanais

Foto: Diego Redel

Se a ideia é valorizar a identidade regional, nada melhor do que apostar naquilo que é feito por gente daqui e que é sucesso em outras festas típicas pelo Estado: o chope artesanal. Cervejarias de Itajaí (Itajahy), Blumenau (Bierland e Eisenbahn), Brusque (Zehn Bier), Gaspar (Das Bier) e Ibirama (Handwerk) são as responsáveis pela novidade na Marejada 2014. A tradição alemã será representada por 20 tipos de chopes, alguns deles premiados em festivais nacionais e internacionais.

4 - Um happy hour diferente

Foto: Marcos Porto

Música boa, cervejas e opções gastronômicas para todos os gostos, espaço para a criançada e até uma exposição de barcos para conferir de perto — tudo com a linda paisagem da foz do Rio Itajaí-Açu e do Saco da Fazenda como pano de fundo. Esse é o cenário da Marejada 2014, que abrirá os portões ao público às 18h nos dias de semana, criando uma ótima oportunidade para um happy hour pra lá de saboroso e animado. Em um ambiente diferente e diferenciado dos usuais bares, restaurantes e lanchonetes, o tradicional encontro depois do expediente tem tudo pra ser ainda mais divertido.

5 - Gastronomia: conexão Santa Catarina-Europa


Foto: Victor Schneider

Com mais de 20 pratos e preços acessíveis a variados bolsos, a gastronomia é o principal foco da Marejada. Sem abandonar completamente a característica portuguesa, presente em receitas como a famosa sardinha na brasa, a festa abre espaço também para outras culturas que fazem parte da formação itajaiense. Com isso, alemães e italianos entram na história, completando o cardápio ao lado da gastronomia da serra e, claro, dos indispensáveis frutos do mar. E quem quer curtir a festa mas prefere um lanche mais rápido e barato? Sem problemas. A Vila da Regata conta também com venda de pastéis, pizza e até pipoca. A sobremesa fica com os deliciosos doces portugueses, garantia de sucesso de público e crítica quando o assunto é Marejada. Fartura e qualidade, não vão faltar.

>>> Confira todas as notícias sobre a Marejada 2014 <<<

O SOL DIÁRIO

Notícias Relacionadas

Localize-se  05/11/2014 | 09h35

Mapa da Marejada 2014 ajuda a encontrar restaurantes, banheiros e pontos de venda de bebidas

Festa será diferentes em diferentes espaços para alimentação e shows

Serviço 05/11/2014 | 06h31

Portões da Marejada 2014 abrem às 18h durante a semana e às 11h sábado e domingo

Festa começa nesta quarta e continua até segunda-feira em Itajaí

Participe! 05/11/2014 | 06h21

Marejada 2014 tem entrada gratuita em todos os dias de festa

Solenidade que abre oficialmente o evento ocorre na noite de quarta-feira

Diversão 04/11/2014 | 20h17

Jornal de Santa Catarina e O Sol Diário publicam Guia da Marejada

Cobertura completa do evento pode ser conferida a partir desta quarta-feira em impresso e online

Diversão 21/10/2014 | 07h04

Com gastronomia típica, cervejas artesanais e muita música, Marejada 2014 aposta na identidade regional

Festa em Itajaí ocorre de 5 a 10 de novembro e espera público de 35 mil pessoas

Atrações 17/06/2014 | 19h02

Marejada 2014 terá foco na gastronomia de Itajaí e francesa

Festa entra oficialmente para o calendário de novembro, sendo realizada entre os dias 05 e 10

O Sol Diário
Busca