Com público de 81.227 pessoas em seis dias de festa, a 28ª Marejada atingiu uma média diária 13,5 mil visitantes em Itajaí, superando a edição do ano passado — primeira a ocorrer em novembro —, quando cerca de 13 mil passaram diariamente pelos portões da Vila da Regata. O balanço divulgado nesta quinta-feira mostra ainda que os festeiros gastaram mais de R$ 1 milhão no evento — montante que é dividido entre prefeitura (10%) e responsáveis por oferecer o serviço.
O balanço financeiro da festa não foi concluído, mas o secretário de Turismo, Agnaldo Hilton dos Santos, defende que o mais importante é a conquista do público. Para o próximo ano, a fórmula usada nesta edição deve permanecer e ser ampliada:
— Chutamos alto a expectativa de receber 35 mil pessoas. Então receber 25 mil pessoas num sábado e 8 mil na segunda-feira foi muito bom, não tínhamos essa dimensão. Se fossem mais dias, seria ainda maior — argumenta.
::: Filas obrigam Marejada a rever estrutura da sardinha na brasa para 2015
::: Mais de 44 mil pessoas passaram pela Marejada neste fim de semana
::: Confira todas as notícias publicadas em O Sol Diário sobre a Marejada
::: Veja cobertura da Marejada na página especial da festa em O Sol Diário
Mais da metade do total arrecadado com consumo na festa foi com a gastronomia. O público comprou 30 mil pratos, gerando um faturamento de R$ 580 mil. As cervejarias somaram 18 mil litros de chope vendidos. O campeão foi o chope da Das Bier, que vendeu 11.709 copos, seguido pela Bierland (10.665) — que estavam no Espaço Gourmet, onde a concentração de pessoas era maior (veja todos os números abaixo).
A arrecadação da festa foi contabilizada a partir da compra de moeda oficial da festa, a Sardinha. E o uso do dinheiro especial foi bem avaliado pela organização, que deve manter a novidade para as próximas edições.
Le Salon
O Salão Náutico Internacional de Itajaí — Le Salon, que reuniu expositores e os principais estaleiros do Estado para expor equipamentos, embarcações e produtos ligados ao setor, gerou R$ 5 milhões em negócios, que incluíriam a venda de pelo menos 8 embarcações. Parte desse montante foi fechada na Marejada e outra prospectada pelos participantes para os próximos meses.
OS NÚMEROS DA FESTA
81,2 mil
pessoas compareceram nos seis dias de festa
25 mil
passaram pela festa sábado, o maior público registrado durante a festa
45 mil
copos de chope, somando 18 mil litros. Veja o consumo por cervejaria:
11,7 mil - Das Bier
10,6 mil - Bierland
6,8 mil - Zehn Bier:
6,6 mil - Itajahy
5,6 mil - Handwerk
3,8 mil - Eisenbahn
2 toneladas
de sardinhas
30 mil
pratos de comida
R$ 1 milhão
foi o total gasto pelo público dentro da festa
40
apresentações artísticas integraram a programação
6 toneladas
de material foram encaminhados para reciclagem
PÚBLICO DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS
2010
104,5 mil visitantes
6,1 mil por dia de festa (17 dias)
2011
73,3 mil visitantes
6,7 mil por dia de festa (11)
2012
114 mil visitantes
10,3 mil por dia de festa (11)
2013
221,4 mil visitantes
13 mil por dia de festa (17)
2014
81,2 mil visitantes
13,5 mil por dia de festa (6)