Você sabe o que indica cada cor de bandeira na beira da praia? - O Sol Diário
 

Cuidados05/01/2015 | 07h04

Você sabe o que indica cada cor de bandeira na beira da praia?

Além das cores verde, amarela e vermelha, bandeira triangular e preta ajudam na sinalização

Você sabe o que indica cada cor de bandeira na beira da praia? Marcos Porto/Agencia RBS
Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

Um hábito que todos deveriam ter, ao chegar em qualquer praia, é olhar para a guarita dos guarda-vidas para saber qual bandeira classifica as condições do local naquele dia. As bandeiras delimitam a área vigiada e informam as condições do mar através das cores verde, amarela e vermelha.

A bandeira verde informa que se pode nadar e tomar banho com poucos riscos e assistência disponível de guarda-vidas, mas sempre cumprindo as regras de segurança e recomendações para o local.

A bandeira amarela indica a presença de correntes marítimas fortes e significa “atenção”. Quer dizer que o mar está ruim e que não recomendado nadar neste local, mesmo com a presença dos guarda-vidas.

A bandeira vermelha mostra que o mar está perigoso e que se deve evitar nadar e até mesmo entrar na água. O local segue monitorado pelos guarda-vidas.

Na temporada 2015, os banhistas têm uma novidade: os locais estão sinalizados com bandeiras maiores, mais fáceis de serem vistas. Não há mais inscrições na bandeira como “mar perigoso” ou “mar bom”, como nas outras edições, apenas a logomarca do Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, é uma tentiva de evitar a mau compreensão da bandeira verde, que trazia a inscrição "mar bom" e poderia sugerir que não havia riscos no local.

Há também uma bandeira preta indica um posto desativado ou fora do horário de funcionamento, e está sendo testada na Praia Brava de Itajaí.

DIÁRIO CATARINENSE

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense sofre com ausência de Jorge Henrique na Série B https://t.co/EVKkMthYiphá 2 diasRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMazola vê Criciúma melhor que o Goiás e fala em "resultado amargo" https://t.co/t5Y0PMSHFChá 2 diasRetweet
O Sol Diário
Busca