Veja como está ficando a Vila da Regata para a Volvo Ocean Race em Itajaí - O Sol Diário
 
 

Regata de Volta ao Mundo26/03/2015 | 19h32

Veja como está ficando a Vila da Regata para a Volvo Ocean Race em Itajaí

Montagem da estrutura deve ficar pronta apenas dia 2 de abril, na véspera da abertura ao público

Veja como está ficando a Vila da Regata para a Volvo Ocean Race em Itajaí 1/Agencia RBS
Vila da Regata vai aos poucos ganhando forma Foto: 1 / Agencia RBS

O som das diferentes línguas dos trabalhadores da Volvo Ocean Race _ em sua maioria suecos, holandeses e noruegueses _  agora pode ser ouvido no pátio do Centreventos em Itajaí. Os primeiros 60 funcionários da regata chegaram ao município nesta semana e arregaçaram as mangas para deixar a chamada Vila da Regata pronta até 3 de abril, quando os portões serão abertos ao público.

::: Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race
::: Site mostra localização das equipes da Volvo em tempo real
::: Acesse a página especial sobre a Regata Volta ao Mundo

No pátio do Centreventos, sobre um piche ainda fresco, estão os traçados que aos poucos vão dar vida à Vila da Regata. A previsão do diretor de operações da Volvo Ocen Race, Adolfo Rodriguez Molina, é que a montagem da estrutura fique pronta em 2 de abril. Nos próximos dias outros 140 profissionais contratados pela competição devem chegar para ajudar na construção.

Dos 112 contêineres que chegaram de Sanya (China) _ etapa que antecedeu Auckland (Nova Zelândia)_ no último domingo, 60 foram levados para a Vila da Regata. Ali estavam, por exemplo, estruturas para a construção do pavilhão da Volvo, onde serão expostos carros, caminhões e máquinas, e do Team SCA, que contará com atrações da única equipe feminina da regata. Na tarde desta quinta-feira, já era possível ver os esqueletos dos espaços. Molina explica que essas áreas são as que vão levar mais tempo para ficar prontas e devem ser concluídas no começo da próxima semana:

- Os contêineres são trazidos aos poucos para a vila. À medida que as estruturas vão sendo montadas, os contêineres vazios vão sendo levados para o porto. Não podemos trazer todos de uma vez porque ocupariam muito espaço no pátio. É um trabalho de muita logística.


Após a conclusão dos espaços da Volvo e da SCA, os trabalhadores iniciam a construção do pavilhão da Mapfre, que é a outra equipe que vai ter uma área promocional.

Entre as atrações que estão quase prontas está o circuito infantil, que tem por objetivo educar as crianças para o trânsito. No espaço, os pequenos vão poder andar em miniaturas de carros e caminhões da Volvo. De acordo com Molina, a atração é uma das mais procuradas.


A infraestrutura da Vila da Regata incluiu ainda a nova pintura do píer,  onde os seis veleiros que disputam a etapa ficarão atracados, e a dragagem do rio nesse local, necessária para amenizar o assoreamento causado pela entrada dos navios de carga no canal do Itajaí-Açu.


Vila terá uma oficina para os seis veleiros

Esta é a primeira edição da regata em que a parte mecânica dos veleiros é igual. O diretor de operações da Volvo Ocean Race, Adolfo Rodriguez Molina, conta que a Vila da Regata vai ter um pavilhão apenas para os reparos dos barcos.

- Somente o pessoal da Volvo pode mexer na parte mecânica dos veleiros. E, pela primeira vez, os capitães das equipes estão autorizados a entrar nos barcos das equipes adversárias para se certificar que todos estão funcionando da mesma forma - esclarece.

Cada equipe vai contar ainda com a sua oficina. Segundo Molina, o espaço serve para os times traçarem as suas estratégias para as regatas e também como local de apoio, onde eles se alimentam.


Equipe está encantada com Itajaí

O diretor de operações da Volvo Ocean Race, Adolfo Rodriguez Molina, pela primeira vez em Itajaí, está encantado com a cidade.

- É um lugar magnífico, de pessoas muito boas - disse.

Ele também está bastante satisfeito com a equipe da Itajaí Stopover.

- Não encontramos uma equipe tão competente e preparada para resolver os problemas que surgem durante a preparação. É muito importante buscar as soluções - observa.


Obras do comitê da Volvo em Itajaí estão adiantadas

As obras de responsabilidade do comitê da Regata de Volta ao Mundo em Itajaí estão bastante adiantadas. O restaurante da Vila da Regata, situado no píer, recebeu uma cobertura de lona nova. As duas praças de alimentação também já estão em fase final. Os contêineres que servirão de base para cada um dos oito restaurantes temáticos _ quatro em cada praça _ estão devidamente posicionados.


Conforme o secretário de Turismo de Itajaí, Agnaldo Hilton Santos, 200 pessoas, entre brasileiros, haitianos e nigerianos trabalham para deixar a estrutura pronta.

O itajaiense Leandro Agostinho Bento, 32 anos, trabalha pela segunda vez na construção da Vila da Regata. Em 2012 ele ajudou na construção do planetário. Neste ano, ele está fazendo reparos na estrutura, como a pintura do espaço.

- Trabalhando na montagem da vila, a gente acaba se sentindo parte do evento - revela orgulhoso.


O SOL DIÁRIO

Notícias Relacionadas

Regata Volta ao Mundo 22/03/2015 | 16h51

Estrutura da Volvo Ocean Race chega a Itajaí em 112 contêineres

Navio carregado com os pavilhões que serão montados na Vila da Regata atracou neste domingo

Regata Volta ao Mundo 21/03/2015 | 13h47

Barcos da Volvo Ocean Race avançam rápido e data prevista da chegada a Itajaí é antecipada

Desviando de icebergs, veleiros entraram na zona do frio nesta sexta-feira

Regata Volta ao Mundo 20/03/2015 | 20h47

Ciclo de Palestras da Volvo Ocean Race traz personalidades para Itajaí

Entre os nomes confirmados estão Joaquim Barbosa, Lars Grael e Oscar Schmitd

Regata Volta ao Mundo 20/03/2015 | 08h51

Vila da Regata da Volvo Ocean Race abre os portões em duas semanas em Itajaí

Organização espera que 350 mil pessoas compareçam aos 17 dias de evento

Regata Volta ao Mundo 20/03/2015 | 08h34

Comércio e restaurantes de Itajaí aperfeiçoam atendimento para Volvo Ocean Race

Algumas pousadas na Praia Brava registram 100% de ocupação para os 17 dias de evento

Regata Volta ao Mundo 19/03/2015 | 16h30

Velejadores da Volvo Ocean Race enfrentam ventos fortes e ondas grandes no percurso para Itajaí

Barcos estão previstos para aportar na cidade em 7 de abril. Esta é a perna mais longa e difícil da regata

Regata Volta ao Mundo 17/03/2015 | 21h15

Veleiros da Volvo Ocean Race partem em direção a Itajaí

Expectativa é que embarcações aportem em Itajaí em 7 de abril

O Sol Diário
Busca