Novo fardamento da Polícia Militar é apresentado em Jaraguá do Sul - Segurança - O Sol Diário
 
 

Segurança04/10/2012 | 06h09

Novo fardamento da Polícia Militar é apresentado em Jaraguá do Sul

Cidade foi escolhida para testar projeto piloto das novas fardas

Novo fardamento da Polícia Militar é apresentado em Jaraguá do Sul Jean Rudolf,divulgação/Jean Rudolf,divulgação
Novo uniforme é feito de tecido mais leve para proporcionar mais conforto aos policiais Foto: Jean Rudolf,divulgação / Jean Rudolf,divulgação
O novo fardamento da Polícia Militar de Santa Catarina foi apresentado nesta quarta-feira na sede do 14ª Batalhão de PM. O uniforme está em fase de desenvolvimento e, até o fim do ano, será utilizado somente pelos 140 policiais da corporação.

Jaraguá do Sul foi escolhida para ser a cidade piloto, ou seja, irá testar o fardamento. Depois de passar pela apreciação na cidade, o protótipo será reavaliado pelo setor de materias do Estado Maior Geral - que trabalha nas modificações do uniforme. Os modelos antigos começarão a ser substituídos aos poucos a partir de 2013.

Para o comandante geral da PMSC, coronel Nazareno Marcineiro, a nova roupa proporcionará mais conforto. Entre as principais mudança está no calçado. No lugar do coturno (cano alto) será utilizado o borzeguim (cano baixo, parecido com uma botina). Por causa da mudança no calçado, agora, as calças ficarão por cima e não mais por dentro da bota. Para ganhar mais conforto e proporcionar transpiração, o tecido também mudou: calça será de brim e a camisa de tergal, abolindo o pesado ripstop.

Além do fardamento, foram entregues kits do Policial Militar, com um cinto de guarnição, uma pistola calibre ponto quarenta, um par de algemas, spray de pimento e um bastão (cassetete). O kit servirá para o policial ficarem a disposição quando estiver inativo e para defesa pessoal. Segundo Marcineiro outras cidades também receberão o fardamento e os kits, mas esse processo será gradativo.

— No começo de todos os anos costumamos comprar novos materiais. A partir de 2013, ao adquirir mais fardamento compraremos o novo modelo —, explicou.

Os uniformes em Jaraguá do Sul foram subsidiados pelo Fundo de Reequipamento do próprio batalhão e custaram cerca de R$ 100 mil.

A NOTÍCIA

Veja também

O Sol Diário
Busca