Operação da DIC de Balneário Camboriú desarticula quadrilha suspeita de extorsão e violência - Segurança - O Sol Diário
 
 

Crime21/06/2013 | 09h54Atualizada em 21/06/2013 | 18h25

Operação da DIC de Balneário Camboriú desarticula quadrilha suspeita de extorsão e violência

Chefe do bando foi detido em um apartamento de luxo na Avenida Atlântica

Operação da DIC de Balneário Camboriú desarticula quadrilha suspeita de extorsão e violência Rafaela Martins/Agencia RBS
Polícia prendeu seis pessoas, entre elas o homem apontado como líder do grupo, Afonso Silvestre Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS
A Divisão de Investigações Criminais de Balneário Camboriú (DIC) deflagrou na manhã desta sexta-feira a operação Mano Nera (Mão Negra em italiano) para desarticular uma quadrilha especializada em fazer cobranças mediante extorsão e ameaça. Policiais cumpriram seis mandados de prisão preventiva na região. O chefe da quadrilha foi detido em um apartamento de luxo na Avenida Atlântica.

Durante a operação foi apreendido o equivalente a R$ 50 milhões em cheques, além de cinco carros, entre eles uma BMW e uma caminhonete, e três motos. Também foram encontrados objetos como relógios na casa dos suspeitos.

De acordo com o delegado da Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Balneário Camboriú, Osnei Valdir de Oliveira, a quadrilha mantinha uma firma de cobranças de fachada em Itajaí. Os suspeitos agiam mediante ameaças, tiros contra casas, agressão,e mandavam coroas de flores para os devedores, como forma de exigir os pagamentos de altos valores. 

– Era uma conduta atípica – disse o delegado.

Os valores cobrados eram acima daquele que as vítimas de fato deviam e o bando lucrava em torno de 30% sobre o valor cobrado. As empresas contratantes do serviço serão indiciadas no inquérito policial.

O homem apontado pela polícia como líder do grupo é Afonso Henrique Silvestre, 42 anos. Contra ele, há mais de 70 boletins de ocorrrência de ameaça registrados. O advogado de Silvestre preferiu não se manifestar antes de conversar com o delegado.

O SOL DIÁRIO

Veja também

O Sol Diário
Busca