Tentativa de execução deu início a fuga e tiroteio em Itapema - Segurança - O Sol Diário
 
 

Violência07/03/2014 | 21h00

Tentativa de execução deu início a fuga e tiroteio em Itapema

Alvo de facção criminosa paulista, morador de Porto Belo saiu ileso da perseguição

Tentativa de execução deu início a fuga e tiroteio em Itapema Marcos Porto/Agencia RBS
Caminhonete da vítima começou a ser perseguida no bairro Meia Praia Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

A tentativa de uma execução planejada por uma das principais facções criminosas do país fez duas cidades do Litoral Norte se tornarem palco de perseguição e tiroteio sexta-feira. Três pessoas acabaram presas em flagrante e o alvo dos criminosos saiu ileso. Apesar da resposta eficiente da segurança pública, pelo menos três pessoas ficaram feridas durante ação, que começou em plena luz do dia em uma movimentada avenida do Centro de Itapema.

:: Testemunhas relatam momentos de medo durante perseguição 

A ação orquestrada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) de São Paulo estava sendo monitorada há dias pelas polícias Civil e Militar. No entanto, nem mesmo medidas preventivas afastaram os convocados para a tarefa de matar um homem de 62 anos, morador de Porto Belo. A audácia dos suspeitos surpreendeu a polícia, que por um descuido fez com que parte da informação sobre o ataque vazasse há alguns dias. Isso, porém, não desestimulou os detidos.

Era por volta de 9h quando a caminhonete do alvo começou a ser perseguida no bairro Meia Praia. Na esquina da rua 261 com a avenida Nereu Ramos um Fiesta se aproximou do veículo disparando sem parar. Mesmo debaixo de tiros, o motorista conseguiu fugir. Os suspeitos continuavam disparando e duas pessoas que nada tinham com a confusão foram atingidas por disparos, mas sem gravidade.

:: Razões para atentado contra morador de Porto Belo são desconhecidas

Outra pessoa foi atropelada pelo Fiesta e a caminhonete também causou um acidente. Sem saber que estava no meio de um acerto de contas, o motorista do veículo atingido por acaso chegou a ir atrás do condutor que havia causado a colisão para cobrar o prejuízo. A essa altura policiais militares já acompanhavam a perseguição. A vítima conseguiu se desvencilhar da mira dos suspeitos, que fugiram pela BR-101 em direção a Balneário Camboriú. Na rodovia, capotaram o Fiesta e, em seguida, se embrenharam no mato.

Já em Balneário Camboriú, no bairro da Barra, os suspeitos abordaram um homem que fazia compras em um sacolão, conforme a Polícia Militar, e roubaram o Fusca dele. Fugiram então no veículo, que era acompanhado de perto por uma viatura da PM.

– Eles não conseguiram ir muito rápido e ficamos apenas esperando, até que eles bateram e conseguimos prendê-los – contou um dos policiais que atendeu a ocorrência.

Mais envolvidos

Fernando Correia, 26 anos, e Moacir Correia, 35, foram presos. Segundo a polícia, apresentaram certa resistência, mas já haviam dispensado a arma que teria sido usada para tentar matar o homem em Itapema. Os dois serão autuados por tentativa de homicídio.

:: Moacir já teria matado seis policiais em SP

Um advogado, que defenderia Moacir, também foi detido. Ele foi visto pelos policiais no local do atentado, mas sexta-feira à noite não havia informação sobre o motivo da prisão. Eles serão encaminhados ao presídio da Canhanduba, mas até o fechamento desta edição permaneciam na Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Balneário Camboriú.

A polícia ainda investiga a participação de outros envolvidos. A vítima teria visto uma mulher armada no carro do advogado e um terceiro homem no carro em que estavam Moacir e Fernando.

O SOL DIÁRIO

Notícias Relacionadas

Violência 07/03/2014 | 21h27

Suspeito de tentativa de execução já teria matado seis policiais

Ele seria um dos principais inimigos da segurança pública em São Paulo

Violência 07/03/2014 | 21h21

Razões para atentado contra morador de Porto Belo são desconhecidas

Polícia do Litoral Norte fazia campanas há dias para flagrar ação criminosa

Violência 07/03/2014 | 21h04

Testemunhas relatam momentos de medo durante perseguição em Itapema

Fogo cruzado na avenida Nereu Ramos assustou moradores, comerciantes e turistas

Violência 07/03/2014 | 14h22

Presos após tiroteio em Itapema são de facção criminosa de São Paulo

Suspeitos foram detidos em uma operação conjunta das polícias Civil e Militar nesta sexta-feira

Violência 07/03/2014 | 10h57

Perseguição e tiroteio deixam pelo menos dois feridos em Itapema

Dois suspeitos de participação foram presos em Balneário Camboriú

Veja também

O Sol Diário
Busca