Blumenau conta com 90 câmeras na rede de videomonitoramento - Segurança - O Sol Diário
 
 

Segurança01/03/2016 | 09h02

Blumenau conta com 90 câmeras na rede de videomonitoramento

Imagens captadas por 20 câmeras serão acompanhadas pela Polícia Militar

Blumenau conta com 90 câmeras na rede de videomonitoramento Gilmar de Souza/Agencia RBS
Rede de monitoramento ganhou reforço de 54 câmeras em 2014 Foto: Gilmar de Souza / Agencia RBS
Diferente de Pomerode, Blumenau já conta com um sistema de monitoramento há pelo menos três anos. A rede de videomonitoramento _ que hoje conta com 90 câmeras _ ganhou o reforço de outros 54 equipamentos em janeiro de 2014. Como na cidade vizinha, em Blumenau o monitoramento das imagens também é de responsabilidade da Polícia Militar.

Tenente do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, Roberto Gassenferth Junior explica que na época em que os equipamentos foram instalados, a polícia levou em conta as entradas e saídas da cidade, bem como a proximidade de algumas escolas, tendo em vista questões relacionadas ao tráfico de drogas, bem como o entorno do Presídio Regional de Blumenau e ruas com grande concentração de lojas e pontos comerciais. 

:: Central de monitoramento é inaugurada em Pomerode

— Existem muitas situações em que os policiais da central de monitoramento passam orientações para o efetivo que está na rua. Conseguimos resgatar detalhes de um possível criminoso, como a roupa que vestia ou em que direção se evadiu. A mesma coisa para ações onde os criminosos fogem em veículos. Da central conseguimos ver para onde aquele veículo se deslocou — exemplifica.

PM conta com 283 agentes em Blumenau

Atualmente Blumenau conta com um efetivo de 78 agentes da polícia civil e 283 militares _ apenas um a mais do que em 2012 _ e, apesar dos esforços da polícia, os números da criminalidade crescem a cada ano. Para se ter uma ideia, conforme dados fornecidos pela PM, em 2013, 146 pedestres foram assaltados. No ano seguinte, esse número subiu para 239 e, em 2015, 279 pessoas foram vítimas da violência nas ruas da cidade, um aumento de 91% no comparativo com os dados de três anos atrás.

JORNAL DE SANTA CATARINA

O Sol Diário
Busca