Advogado preso em operação da Deic em Balneário Camboriú teve libertação negada pela Justiça - Segurança - O Sol Diário

OPERAÇÃO03/08/2016 | 16h06Atualizada em 03/08/2016 | 16h08

Advogado preso em operação da Deic em Balneário Camboriú teve libertação negada pela Justiça

Investigação foi revelada pela Polícia Civil apenas na última terça-feira

Advogado preso em operação da Deic em Balneário Camboriú teve libertação negada pela Justiça Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

A Justiça de Balneário Camboriú negou um pedido de revogação da prisão preventiva do advogado detido numa operação recente da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Florianópolis. A reportagem do Diário Catarinense apurou que trata-se de Jonas de Souza, especialista em direito criminal, com escritório no Centro de Balneário Camboriú.

Policial da Deic e advogado são presos em investigação de extorsão

Ele está preso desde o último dia 18 no Presídio Regional de Itajaí. O pedido de revogação foi negado pelo juiz da 1ª Vara Criminal da cidade, Roque Cerutti, em decisão publicada na sexta-feira no Diário da Justiça Eletrônico. A defesa argumenta que, ao ser abordado em seu escritório, ele abriu as portas e não ofereceu resistência, além de ter confirmado seu atual endereço residencial aos investigadores.

A defesa ainda apontou que o investigado não tem antecedentes criminais, tem uma vida "pautada pela honestidade e probidade", mora na cidade há quatro anos e tem ocupação lícita. O juiz, no entanto, negou a revogação da prisão e apontou indícios de participação dele no crime de concussão (exigir vantagem indevida em razão da função).

—As provas até então coletadas oferecem indícios da participação do requerente no crime ora apurado — escreveu.

O magistrado ainda anotou que, se fosse solto prematuramente e na qualidade de advogado, o investigado "poderá embaraçar o bom andamento das investigações".

A defesa de Jonas também ajuizou um habeas corpus no Tribunal de Justiça na tentativa de que ele fosse transferido para uma sala de Estado Maior ou ganhasse direito à prisão domiciliar. O argumento era de que a prisão comum imposta ao advogado é inconstitucional e fere a prerrogativa da função.

O pedido foi negado liminarmente porque teriam faltado documentos que comprovassem a irregularidade da situação. Procurado pela reportagem, o advogado que representa Jonas no caso preferiu não comentar a atuação da defesa porque o processo corre em segredo de justiça.

Policial está detido na Deic

Divulgada pela Polícia Civil na última terça-feira, a operação também garantiu a prisão de um investigador da própria Deic. O policial não teve o nome revelado na operação, mas a reportagem apurou que trata-se de Christian Carlos Cardoso, nomeado em 2006 para a Polícia Civil. Ele está preso desde o último dia 26, na sede da Deic, e também teve o nome mencionado na decisão publicada sexta-feira.

Afastado das funções, Christian atuava na Divisão de Defraudações da Deic e já teve passagem pela Divisão de Roubos e Antissequestros da mesma diretoria. As suspeitas são de que o agente vazaria informações de investigações e operações em andamento em razão do conhecimento do trabalho policial que tinha dentro da diretoria.

Segundo a nota oficial assinada pelo delegado-geral da Polícia Civil, Artur Nitz, os envolvidos foram indiciados pelos crimes de violação de sigilo funcional, associação criminosa e concussão praticados em Balneário Camboriú e Rio do Sul. Um empresário que também faria parte do esquema está foragido.

Procurado pela reportagem na noite de terça-feira por telefone, o diretor da Deic, delegado Adriano Bini, que está em férias, disse que ainda há um inquérito com investigações em andamento sobre o caso em Rio do Sul e por esse motivo não poderia revelar mais detalhes além das informações divulgadas. A reportagem não teve acesso à defesa de Christian — a Polícia Civil e a 1ª Vara Criminal de Balneário Camboriú não informaram o nome do seu defensor.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioDomingo registra sol entre nuvens na maioria das regiões de SC https://t.co/7tdID9Avaihá 42 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioChapecoense defende tabu de dois anos diante do Grêmio no domingo https://t.co/QgfGTEIlD5há 1 horaRetweet

Veja também

  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros