Joinville ainda espera por 40 câmeras prometidas pelo governo de Santa Catarina - Segurança - O Sol Diário

Segurança20/08/2016 | 08h01

Joinville ainda espera por 40 câmeras prometidas pelo governo de Santa Catarina

Até o momento, 60 dos cem equipamentos prometidos foram instalados

Joinville ainda espera por 40 câmeras prometidas pelo governo de Santa Catarina Salmo Duarte/Agencia RBS
Central em Pirabeiraba é referência, mas ainda não atua com capacidade total Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
Leandro S. Junges

leandro.junges@an.com.br

Oito meses depois de inaugurada, a central de videomonitoramento instalada na base da 3ª Companhia da Polícia Militar, na zona Norte de Joinville, em frente ao Perini Business Park, é considerada modelo de atuação da corporação para toda Santa Catarina. Mas está incompleta. O primeiro lote com 60 das cem câmeras prometidas no fim do ano passado foi entregue, mas não há previsão para que o complexo seja concluído. A instalação das 40 câmeras faltantes e a integração de todo o sistema é um dos pontos que devem dominar a conversa entre representantes de Joinville e o governador Raimundo Colombo. A reunião, reivindicada pela classe empresarial e política da cidade nos últimos meses, está sendo intermediada pelos quatro deputados estaduais da cidade. A expectativa é de que ela ocorra nas próximas semanas.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

A operação do sistema de câmeras é apenas um dos pontos considerados estratégicos pela PM para os três pilares que norteiam o sistema em Joinville: a prevenção, o combate e a apuração de crimes. Segundo o capitão Daniel Screpanti, que comanda a 3ª Companhia e tem a responsabilidade de fazer a segurança nos bairros da zona Norte da cidade, do Jardim Paraíso a Pirabeiraba, o monitoramento com as câmeras precisa estar integrado aos outros meios. Hoje, há 102 pontos da cidade, como cruzamentos, ruas, praças, calçadas e locais de grande movimentação de pessoas, com monitoramento.

As câmeras funcionam como um olhar prévio de tudo o que está acontecendo. Hoje, segundo ele, há sempre dois agentes treinados diante dos aparelhos. Um é policial militar de carreira e outro, agente temporário, chamado pelo Estado para atuar exclusivamente no monitoramento.

– Fica sempre um policial e um agente temporário. Este último só atua em função da câmera. E o policial militar acompanhando a ocorrência – explica Screpanti, que desde 2006 trabalha na PM e liderou centenas de operações “às escuras” nas ruas de Joinville. Sem o monitoramento eletrônico, cabia à equipe juntar rapidamente informações com moradores e testemunhas de crimes para chegar até os suspeitos.

Da central, os dois agentes vão informando, em tempo real, tudo sobre o que aconteceu, o movimento, a identidade e as características dos suspeitos, o posicionamento de outras viaturas e até informações específicas sobre veículos envolvidos na ocorrência. Como todo o sistema é digitalizado, os policiais ficam em contato por meio de um kit tecnológico com tablet, impressora e smartphone.
Como a central já foi projetada para o uso das cem câmeras, a expectativa é de que a Secretaria de Segurança Pública dê continuidade à compra e instalação dos equipamentos até o fim do ano.

Segundo o comandante do 8º Batalhão da PM, o tenente coronel Jofrey Santos Silva, o sistema integrado e montado na 3ª Companhia é um modelo para outras regiões de Joinville e do Estado.

– Eu adoraria ter um recurso para poder investir nas bases e fazer o mesmo que foi feito no Perini. É uma base policial, um padrão de policiamento que é invejável – diz.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Plano B 24/08/2015 | 21h24

PM colocará novo plano em prática para ativar cem câmeras de monitoramento em Joinville

Polícia vai concentrar monitoramento no 8º BPM para evitar demora na operação

Monitoramento 13/06/2015 | 06h02

Veja onde estão os postes que vão abrigar as câmeras de segurança em Joinville

Cem postes terminaram de ser instalados nesta semana pela Secretaria de Segurança Pública

Monitoramento 26/04/2015 | 20h16

Joinville terá cem novas câmeras de segurança em até 120 dias

Equipamentos devem apoiar o trabalho da polícia tanto nos flagrantes de crimes quanto em trabalhos de investigação

Segurança 02/10/2013 | 06h03

PM faz mapeamento de novos pontos de câmeras de monitoramento em Joinville

Previsão do governo do Estado é que instalação ocorra apenas em 2014

Segurança 19/07/2013 | 07h57

Joinville terá nova delegacia no Centro e mais câmeras de monitoramento

Instalação de unidade era um pedido da Polícia Civil

Onde vão ficar as câmeras? 29/05/2013 | 09h07

Consegs vão sugerir posicionamento das novas câmeras de monitoramento em Joinville

Conselhos municipais de segurança tem até o dia 8 de junho para fazer as sugestões

 

Veja também

  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros