Transtorno e tragédia podem estar ligados em chacina ocorrida em Joinville - Segurança - O Sol Diário

Tragédia07/11/2016 | 21h26Atualizada em 08/11/2016 | 18h54

Transtorno e tragédia podem estar ligados em chacina ocorrida em Joinville

A terapeuta Schirlei Vicente dos Santos diz que a condição genética é predominante entre os pacientes com transtornos mentais, mas sintomas aparecem gradativamente

Transtorno e tragédia podem estar ligados em chacina ocorrida em Joinville arquivo pessoal/Divulgação
"Não tenho recordação de que uma primeira crise tenha ocasionado um assassinato", afirma Schirlei Vicente dos Santos, terapeuta ocupacional em Joinville Foto: arquivo pessoal / Divulgação

Após a tragédia ocorrida no último domingo, uma parente da família Pasquali afirmou que Nereu, o pai de Roberto, sofria de um transtorno mental, possivelmente esquizofrenia. A informação ainda não foi confirmada oficialmente, mas a reportagem de “AN” conversou com uma especialista para saber mais sobre a doença. De acordo com a terapeuta ocupacional e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Joinville, Schirlei Vicente dos Santos, a condição genética é muito predominante entre os pacientes com o transtorno.

– Quando a gente faz entrevistas com nossos usuários, uma das primeiras perguntas é sobre o contexto familiar. Sempre tem ali um familiar com uma depressão, um transtorno bipolar ou esquizofrenia – conta.

No entanto, Schirlei esclarece que isso não é determinante, já que há muitos casos em que os filhos não desenvolveram um transtorno mental e ainda são os responsáveis por cuidar dos pais esquizofrênicos.

A doença costuma se manifestar, na primeira crise, na adolescência ou início da vida adulta, entre 18 e 25 anos. Os sintomas se dividem em duas categorias e são chamados de negativos e positivos. Os sintomas negativos são aqueles como o isolamento social e o embotamento afetivo, em que a pessoa tem dificuldades em se relacionar ou trabalhar.

Os positivos são os delírios e as alucinações. O paciente pode ter alucinações auditivas, visuais, táteis, sensitivas ou sensoriais, desde sintomas como ouvir vozes até sentir animais andando pelo corpo. Ainda pode haver delírios de que alguém está colocando veneno na comida ou que a pessoa não é mais ela mesma. De acordo com a especialista, os sintomas mais frequentes são ouvir vozes e ver vultos.

Sintomas são gradativos, diz especialista

Os sintomas da esquizofrenia, geralmente, aparecem gradativamente, como a agressividade, hostilidade ou isolamento social. Segundo Schirlei, dificilmente a pessoa dorme muito bem em um dia e acorda muito mal no outro. Por isso, é importante a família estar atenta ao comportamento e aos hábitos sociais das pessoas.

– Eu não tenho recordação de que uma primeira crise tenha ocasionado um assassinato. A gente já teve casos aqui de assassinatos com pacientes psicóticos, mas nenhum em primeira crise. Joinville já presenciou outros casos, mas todos tinham esquizofrenia há muitos anos – relembra.

Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br.

Schirlei ainda afirma que vincular a esquizofrenia com o potencial homicida é muito perigoso e delicado. Segundo ela, as estatísticas em Joinville mostram que a tendência é mais ao suicídio do que situações de homicídio porque se  trata de pessoas que sofrem com os próprios sintomas e também com o preconceito da sociedade.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Segurança 04/11/2016 | 09h53

Jovem é morto a pauladas em Joinville

Crime ocorreu na noite de quinta-feira, no bairro Costa e Silva

Segurança 03/11/2016 | 10h45

Homem é morto a tiros dentro de casa em Joinville

Crime ocorreu no final da noite de quarta-feira

Segurança 02/11/2016 | 15h04

Homem é morto a tiros dentro de casa em São Francisco do Sul

Crime ocorreu na noite de terça-feira, na região do Forte

Violência  16/10/2016 | 13h54

Homem é morto com tiros de espingarda em São Francisco do Sul

Crime ocorreu na madrugada deste domingo, na localidade de Tapera

Violência  27/09/2016 | 11h34

Homem é morto a tiros em São Francisco do Sul

Crime ocorreu no bairro Majorca, na noite de segunda

Violência  23/07/2016 | 18h38

Dois homens são baleados dentro de boate e morrem em São Francisco do Sul

Crime aconteceu no bairro Sandra Regina na madrugada deste sábado

Segurança 08/06/2016 | 08h50

Homem é executado com tiro na cabeça em São Francisco do Sul

De acordo com informações da Polícia Militar, corpo foi encontrado no começo da manhã no bairro Rocio Grande

Segurança 20/01/2016 | 15h41

São Francisco do Sul registra dois homicídios em menos de 24 horas

Um homem foi morto com vários tiros e outro foi vítima de agressões físicas

 

Veja também

  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros