37 postos de saúde ampliam horário em Joinville - Segurança - O Sol Diário

Cidade/Saúde02/12/2016 | 09h32

37 postos de saúde ampliam horário em Joinville

Primeiro dia do atendimento também no período de almoço ocorreu sem grandes transtornos

O primeiro dia de ampliação do horário de atendimento nas unidades básicas de saúde (UBS) de Joinville funcionou normalmente e não houve transtornos nos postos onde a medida foi adotada.

Leia mais informações sobre Joinville e região no AN.com.br

Desde ontem, 37 unidades passaram a permanecer com as portas abertas, com atendimento à população também durante o horário de almoço. Outras 20 unidades já funcionavam assim. Segundo a Prefeitura, a ampliação faz parte de uma série de medidas que serão implementadas a partir de 2017. Por enquanto, trata-se de um período de adaptação.

Os ajustes onde o novo horário ainda causar transtornos para os servidores serão avaliados para a implementação a partir do ano que vem. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, as equipes de cada unidade estão elaborando algumas propostas e devem entregar à gestão da secretaria para que sejam avaliadas, discutidas e, se houver acordo, postas em prática de modo gradativo a partir de janeiro.

Visão dos servidores

De acordo com os servidores, aumentar o tempo de atendimento das unidades de saúde sem aumentar o número de equipes reduzirá a quantidade de pessoal em todos os períodos de atendimento.

Segundo o Sinsej, que está liderando os servidores nas reuniões com a equipe da Secretaria de Saúde, onde hoje atuam apenas duas equipes haverá uma redução significativa no atendimento ao público pela manhã, período em que a procura é maior.

Os funcionários que atuam nos postos de saúde são agrupados em equipes de estratégia da saúde da família (ESF). Estas equipes contam com no mínimo um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e seis agentes comunitários.

Por enquanto, a Secretaria de Saúde determinou a mudança apenas alterando as escalas de trabalho. Uma avaliação completa do novo horário de atendimento e das possíveis mudanças deve ser feita no começo do ano que vem.

Na próxima segunda, às 18h30, na Amunesc, os servidores participam de assembleia extraordinária do Conselho Municipal da Saúde, que discutirá a ampliação do atendimento. Na terça, às 18 horas, ocorre uma nova assembleia do sindicato.

A NOTÍCIA

Notícias Relacionadas

Paralisação 30/11/2016 | 15h05

Servidores protestam contra medidas da Secretaria da Saúde de Joinville

Prefeitura vai ampliar horário nas unidades básicas e já garantiu que mudança não acarretará em aumento de carga horária e nem em novas contratações

 

Mais sobre

Veja também

  •                                
  •  
     
  •  
     
  •  
O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros