Metade dos presos do Presídio de Lages será transferida após rebelião - Segurança - O Sol Diário

Segurança SC19/01/2017 | 19h30Atualizada em 19/01/2017 | 19h30

Metade dos presos do Presídio de Lages será transferida após rebelião

Estrutura ficou bastante danificada após incêndio da tarde desta quinta

Metade dos presos do Presídio de Lages será transferida após rebelião Eduarda Demeneck/Arquivo Pessoal
Ação dos presos mobilizou agentes prisionais, policiais e bombeiros Foto: Eduarda Demeneck / Arquivo Pessoal

O estrago deixado pela rebelião de presos no Presídio Masculino de Lages, na Serra Catarinense, na tarde desta quinta-feira, exigirá a transferência de pelo menos metade dos detentos da unidade. O prédio do Bairro São Cristóvão está superlotado atualmente por conta da falta de vagas em outras regiões do Estado. São 267 homens em um espaço destinado a somente metade disso.

Segundo diretor do presídio, Marcio de Oliveira, a estrutura ficou bem danificada. A confusão teria iniciado, de acordo com ele, por conta da briga entre dois detentos:

— Eram uma intriga antiga. Eles começaram a brigar e os outros presos fizeram bagunça. A gente interviu e fechou o pátio, mas eles se exaltaram e acabou tomando uma proporção muito grande.

Oliveira descartou o envolvimento de facções criminosas no confronto, assim como ocorre no Norte do país. Onze presos ficaram feridos e um deles está hospitalizado com queimaduras. O restante já retornou para a unidade.

O diretor trabalha no momento para conseguir vagas em outras unidades para levar os presos que precisam se transferidos. O presídio onde ocorreu a rebelião foi construído em 1968. Há outra unidade na cidade, que fica no Bairro Santa Clara. A OAB afirma que a estrutura do São Cristóvão está superlotada e com sérios problemas.

Governador se manifesta

Durante a tarde, o governador Raimundo Colombo (PSD) estava em Lages para uma inauguração no Hospital Tereza Ramos. Após a solenidade, ele disse que a "equipe de segurança agiu rapidamente a essa situação que preocupa".

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioJBS doou R$ 12 milhões a candidatos de Santa Catarina em 2014  https://t.co/H3R3b49nIHhá 4 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMorre Zbigniew Brzezinski, ex-conselheiro de Jimy Carter https://t.co/88ZpVXhZzmhá 24 minutosRetweet

Veja também

O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros