Imigrantes trabalhadores estão na origem da povoação do Monte Cristo, em Florianópolis - Segurança - O Sol Diário

Segurança SC11/02/2017 | 07h10Atualizada em 11/02/2017 | 07h10

Imigrantes trabalhadores estão na origem da povoação do Monte Cristo, em Florianópolis

Imigrantes vindos do Oeste e da Serra catarinense foram os primeiros a ocupar a área chamada até então de Pasto do Gado, no começo dos anos 1980, nas margens da Via Expressa, em que hoje fica o Monte Cristo, região continental de Florianópolis. As centenas de famílias saíram das regiões de origem por causa da venda de terras por patrões da agricultura e em busca de uma vida melhor. Em condições precárias, se instalaram em maioria em barracos de movimento dos sem-teto.

Na década de 1990, a então prefeita Angela Amin construiu as casinhas populares de alvenaria numa ação para melhorar a vida dos habitantes. A medida inspirada em modelo internacional teve aprovação.

Ao longo dos anos, o bairro passou a ser dominado por traficantes, a violência aumentou nos últimos anos e nunca mais saiu, estigmatizando especialmente a Chico Mendes e a Novo Horizonte. Adolescentes crescem traumatizados e boa parte deles é recrutada pelo crime. Parcela significativa se torna olheiro e aviãozinho e acaba morta.

— A gente veio pra cá assim como hoje tem esse movimento dos haitianos e baianos vindo. A mão de obra de Florianópolis está ali, tem muita gente boa — diz um dos primeiros habitantes, enaltecendo pessoas que deram certo e hoje têm trabalho digno. Projetos e ações sociais existem liderados por Organizações Não-Governamentais. O que falta, diz o morador, é investimento nas atuais ações e o poder público encorajar servidores a mudar a realidade do bairro.

Prefeito promete ações

O prefeito Gean Loureiro (PMDB) prometeu cuidar pessoalmente de novas iniciativas que trarão melhorias ao Monte Cristo. As ações serão o fortalecimento de políticas sociais e educacionais e as parcerias público privada. Gean pretende retomar o projeto de instalação do parque na imensa área ao lado de um supermercado, o que nas gestões passadas ficou esquecido por impasses na posse do terreno. Ele garante que também tem feito reuniões com a Secretaria de Segurança Pública em busca da paz ao lugar.

Leia também:

Polícia compara a região do Monte Cristo, na Capital, à Faixa de Gaza

Polícia apreende fuzil e cerca de mil munições no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis

Em semana tensa na Grande Florianópolis, comandante-geral da PM diz: "Situação está sob controle"

PM alerta que texto que fala sobre a segurança na região do Monte Cristo é falso

Secretaria promete intensificar policiamento e investigação no Monte Cristo, em Florianópolis

Indícios apontam que ataques na Grande Florianópolis são reação contra ações da Polícia Militar

Tiroteio no Monte Cristo, em Florianópolis, deixa dois homens feridos

 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioAvaí e Chapecoense colocam experiência e garra em campo na final do Catarinense https://t.co/vZn2JK18RLhá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioEsquadrilha da Fumaça é a principal atração no Festival Brasileiro de Aeromodelismo, em Gaspar https://t.co/axt41kVtKChá 11 horas Retweet

Veja também

O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros