PM terá reforço para a segurança no Carnaval de Florianópolis - Segurança - O Sol Diário

Segurança23/02/2017 | 12h10Atualizada em 23/02/2017 | 18h43

PM terá reforço para a segurança no Carnaval de Florianópolis

Haverá esquema diferenciado na região central da cidade e nos bairros onde há programação de blocos, como Santo Antônio de Lisboa

PM terá reforço para a segurança no Carnaval de Florianópolis Diorgenes Pandini / Agência RBS/Agência RBS
No último domingo, 70 mil pessoas estiveram no Centro de Florianópolis durante show do DJ Alok Foto: Diorgenes Pandini / Agência RBS / Agência RBS

Com a expectativa de milhares de foliões na ruas de Florianópolis a partir desta quinta-feira, a Polícia Militar (PM) reforçará suas equipes nos principais pontos de festas de Carnaval. Os policiais estarão principalmente no Centro e em bairros onde há programação de blocos, como o Santo Antônio de Lisboa.

A atuação começa já nesta quinta-feira com o Enterro da Tristeza, que terá bandas e diversos trios. O cortejo sai da esquina entre as avenidas Hercílio Luz e Mauro Ramos em direção à Praça XV de Novembro. Segundo o comandante do 4º Batalhão da PM de Florianópolis, tenente-coronel Marcelo Pontes, o número do efetivo que vai trabalhar durante o Carnaval deve ser confirmado até o final da tarde desta quinta. Mas ele pediu reforço ao Comando-Geral, como tradicionalmente ocorre pela demanda.

O centro da cidade deve ser o maior foco de atenção. A partir desta sexta-feira começam os shows da Arena Skol. No último domingo, durante a apresentação do DJ Alok, 70 mil pessoas estiveram na Praça Fernando Machado, na região da Alfândega, onde está instalada a estrutura. Além disso, no sábado, o Bloco de Sujos deve reunir a maior quantidade de foliões dos cinco dias de festas e ocupará toda a Praça XV de Novembro.

Desfile na Nego Quirido ocorre sábado

No desfile na Passarela Nego Quirido no sábado, a PM fará a segurança no entorno, enquanto a Guarda Municipal ficará responsável pelo trabalho interno e de trânsito, com o fechamento das ruas das proximidades. Segundo o tenente-coronel, uma das maiores preocupações da polícia é com os momentos após o encerramento da programação no Centro:

— O grande problema de todos os anos é quando termina os eventos e o pessoal vai para o Ticen e não há ônibus disponíveis, aí começa o tumulto. Por isso estamos em contato com a prefeitura para que esse ano tenha.

Na última semana, a prefeitura divulgou horários dos ônibus que vão operar durante a madrugada. De acordo com o comandante Pontes, os policiais estão preparados para evitar uma situação parecida com o que ocorreu há 15 dias em Balneário Camboriú, quando foliões protagonizaram cenas de batalha nas ruas da cidade.

Norte da Ilha também terá reforço de efetivo

Além da região central, a PM também trabalha com um esquema diferenciado no norte da Ilha, principalmente em Santo Antônio de Lisboa, onde ocorre a festa do Baiacu de Alguém e outros blocos. Conforme o comandante do 21º Batalhão do norte da Ilha, Sinval Santos da Silveira Junior, a unidade trabalhará com um efetivo de 90 homens e mulheres em todas a noites de Carnaval. Esse efetivo, segundo ele, será distribuído de acordo com as demandas de cada bairro, por isso haverá uma avaliação do movimento em cada local e horário.

— Manteremos o policiamento ordinário atendendo as demandas emergenciais e, além dos locais de carnaval de rua (Santo Antônio, Sambaqui e outros), ainda teremos policiamento reforçado nos balneários de Canasvieiras e Ingleses, onde geralmente o movimento é intenso nas áreas centrais.

Além do efetivo orgânico do batalhão, explica Sinval, estará nas ruas o efetivo que veio do interior em reforço para a Operação Veraneio, auxiliados pela cavaria, canil, Bope e alunos do curso de oficiais.

Leia também:
Veja a programação do Carnaval 2017 em Florianópolis
Saiba a programação dos blocos de rua da Grande Florianópolis
Confira a programação do Carnaval 2017 em Santa Catarina
Conheça o Carnaval de Joaçaba, que promete ser um dos melhores de SC


 

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioTerça-feira tem maior presença de nuvens em Santa Catarina https://t.co/bbwu5kJ0oZhá 35 minutosRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense enfrenta o Guarani para seguir 100% e na liderança https://t.co/RrsUFIdbqXhá 46 minutosRetweet

Veja também

O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros