Resgate de traficante condenado em Biguaçu gera questionamentos ao sistema prisional de SC - Segurança - O Sol Diário

Tráfico de drogas17/04/2017 | 18h31Atualizada em 17/04/2017 | 19h55

Resgate de traficante condenado em Biguaçu gera questionamentos ao sistema prisional de SC

Jonas Silva Correa, o Gordão, era um dos patrões da cocaína que agiam no tráfico interestadual de drogas e pegou 39 anos de prisão

Resgate de traficante condenado em Biguaçu gera questionamentos ao sistema prisional de SC Reprodução/SSP
Foto: Reprodução / SSP

O resgate seguido da fuga do traficante Jonas Silva Correa, o "Gordão", na noite de sábado em uma unidade de saúde de Biguaçu, aconteceu cinco dias depois de ele ser condenado a 39 anos de prisão. A escapada levantou dúvidas sobre a segurança feita pelo Estado com uma escolta de apenas dois agentes ao preso, considerado um dos líderes de uma organização criminosa interestadual.

Uma outra indagação entre policiais é como o Estado mantinha um preso desse porte no presídio de Biguaçu, um prédio improvisado no centro da cidade, sem segurança máxima e palco de fugas.

As informações divulgadas são de que Jonas foi levado na noite de sábado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Biguaçu por dois agentes do Departamento de Administração Prisional (Deap) após sentir dores. O resgate aconteceu quando eles deixavam o posto médico e quatro homens se aproximaram em um carro portando fuzis. Há relatos de que os agentes foram rendidos e agredidos.

— É estranha uma fuga assim nesta situação inusitada como foi — disse nesta segunda-feira o delegado Gustavo Trevisan, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal em Florianópolis.

O traficante havia sido preso em julho de 2015 com mais seis pessoas na Operação Trinca de Ases após cinco meses de investigação. Os alvos da PF foram apontados na época como patrões do tráfico interestadual de cocaína em larga escala.

O bando se passava por empresários da construção civil para lavar dinheiro do tráfico de drogas, segundo a investigação. Caminhonetes importadas, jet-skis, motos e imóveis, entre eles um edifício em construção nos Ingleses, em Florianópolis, figuravam na lista de bens sequestrados.

Jonas tinha como base Balneário Camboriú, no litoral norte, e é irmão de Romildo Correa, o "Mido", também considerado líder da quadrilha, conforme a PF. Ao todo, 23 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público. O bando teria contatos com o barão da droga na América Latina, Jarvis Chimenes Pavão, preso no Paraguai e que tem sentença condenatória em Santa Catarina.

"Poderio econômico para orquestrar fuga assim", diz delegado

— Esse resgate demonstra que ele ainda tem poderio econômico para orquestrar uma fuga assim, tem capital para armar e mobilizar criminosos, algo de quem tem importância no tráfico — ressaltou o delegado da PF, Gustavo Trevisan.

Segundo ele, ainda há integrantes foragidos, entre eles Wesley de Matos, condenado a 15 anos de prisão no mesmo processo.

A PF disse que voltará a investigar Jonas caso apareçam indícios de novo envolvimento no tráfico de drogas e que a recaptura do fugitivo cabe à Polícia Civil.

A reportagem fez pedido de entrevista à Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), que divulgou em seguida uma nota oficial informando que a corregedoria foi acionada e abriu um procedimento interno para apurar as circunstâncias da ocorrência.

O que disse a Secretaria da Justiça e Cidadania:

"A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) informa que quatro homens renderam dois agentes do Departamento de Administração Prisional na noite de sábado, 15, e resgataram o detento Jonas Silva Correa, 35 anos, que estava preso por tráfico de drogas. A ação ocorreu após o preso receber assistência médica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Biguaçu, na Grande Florianópolis. Todas as medidas legais e periciais já foram tomadas, a Corregedoria Geral da SJC foi acionada imediatamente e foi aberto um procedimento interno para apurar as circunstâncias da ocorrência."

Leia mais notícias sobre segurança

Dupla usa escadas para fugir do presídio regional de Araranguá
Dois homens morrem após troca de tiros na favela do Siri, em Florianópolis
PRF apreende 331 kg de maconha escondida em caminhão em Joinville
Quatro homens são detidos por tráfico de drogas em Brusque



Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioGuga chama torcedor do Avaí para duelo contra o Palmeiras https://t.co/S71zr6DX5rhá 1 horaRetweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioMarquinhos fala da volta de Kozlinski aos titulares do Avaí: "Confiança do grupo ele tem" https://t.co/u033a8eZuzhá 1 diaRetweet

Veja também

O Sol Diário
Busca