Complexo prisional da Capital: coincidências após a denúncia da contagem paralela - Segurança - O Sol Diário

Opinião de Diogo Vargas20/07/2017 | 20h09Atualizada em 20/07/2017 | 20h11

Complexo prisional da Capital: coincidências após a denúncia da contagem paralela

 Seria o momento de uma intervenção no conjunto de prisões da Agronômica ou decretar estado de emergência no sistema prisional para construir novas unidades?

Complexo prisional da Capital: coincidências após a denúncia da contagem paralela Cristiano Estrela/Agencia RBS
 Seria o momento de uma intervenção no conjunto de prisões da Agronômica ou decretar estado de emergência no sistema prisional para construir novas unidades? Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS

Coincidentemente, três dias após a denúncia da RBS TV de suposta contagem paralela por funcionários vir à tona e surpreender o Judiciário, o sistema prisional anunciou que não receberá novos presos no complexo da Agronômica por causa da superlotação. A medida deverá abarrotar delegacias de polícia impróprias para recebê-los. Ou ainda o que a sociedade mais teme: provocar a liberdade para quem cometer crime e for pego pela polícia, num ambiente de impunidade e desmotivação na segurança pública.

Seria o momento de uma intervenção no conjunto de prisões da Agronômica? Decretar estado de emergência no sistema prisional e assim construir emergencialmente novas unidades? Fazer um plano urgente para ativar logo as 100 vagas disponíveis na pronta e vazia Penitenciária de Segurança Máxima em São Cristóvão do Sul?

Talvez essas sejam ações em eminência. Construir novos presídios do regime semi-aberto, que são mais fáceis e rápidos, surgiria como outra alternativa. Há quem defenda algo ainda mais desafiador à Secretaria da Justiça e Cidadania: abrir e mostrar in-loco à sociedade o verdadeiro caos que estaria a cadeia da Agronômica.

 Ao mesmo tempo, apontar o que deve ser feito para que a bomba-relógio não exploda nas barbas de uma das áreas residenciais mais valorizadas da Capital. Enquanto isso, ninguém anunciou ainda quando será a contagem oficial do real número de detentos abrigados no conjunto de prisões.

Siga O Sol Diário no Twitter

  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioFigueirense tem pior defesa da Série B, e goleiro justifica: "Ansiedade" https://t.co/vgUEGBPaeMhá 10 horas Retweet
  • osoldiario

    osoldiario

    O Sol DiárioCom árbitro de vídeo, Avaí poderia ter dois pontos mais e Chape ido mais longe na Copa do Brasil https://t.co/5KkVYCOTOThá 11 horas Retweet

Veja também

O Sol Diário
Busca
clicRBS
Nova busca - outros